terça-feira, 15 de abril de 2008

Regras Do Badminton

1) Para começar o jogo: - sorteie com uma moeda, ou peteca, ou gire a raquete. O vencedor tem a opção de servir ou receber.



2) Posição na quadra no começo de um game: - a pessoa que saca deve ficar dentro da área de saque no lado direito da quadra (olhando para a rede). Quem recebe fica dentro da área de serviço da quadra, na diagonal do sacador. Nos jogos em duplas, o parceiro pode ficar em qualquer lugar da quadra desde que não bloqueie a vista do receptor.



3) Posição do sacador: - se o placar do sacador for par, o serviço deve ser feito do lado direito. Se for ímpar, do lado esquerdo. Nos jogos em duplas, quando o placar da dupla for par, a dupla permanece na posição inicial do jogo. Quando for ímpar, invertem-se as posições. Isso, somente para a dupla que está com o serviço.



4) O Saque: - Os saques, no badminton, sempre são realizados na diagonal, como no tênis. - O serviço, tanto no jogo de simples quanto no de duplas, inicia-se pelo lado direito da quadra do sacador, que deve lançar a peteca, obliquamente, para o lado esquerdo da quadra adversária, tomando-se por referência a visão do sacador - Vencendo o ponto, continua sacando o mesmo jogador, devendo apenas inverter a sua posição na quadra. Sacará, então, para o lado direito da quadra adversária. - Havendo perda do ponto, o saque passa ao companheiro de equipe, sem que haja modificação na posição dos jogadores. - Perdendo este, também, seu saque, o serviço transfere-se à equipe adversária. Desta forma: a] perdendo o primeiro ponto, transfere-se o saque para o companheiro de equipe do sacador; b] perdendo o segundo ponto, finda o serviço da equipe, que passa aos adversários. - Há, porém, uma exceção. No primeiro saque de cada game , a perda do ponto importa a perda do serviço, que passa automaticamente à equipe contrária, sem que o companheiro do primeiro sacador sirva. - O receptor não deve se mexer até que o sacador golpeie a peteca. O sacador tem que: a) manter parte ou ambos os pés numa posição imóvel no chão; b) acertar a base da peteca primeiro; c) acertar a peteca abaixo da sua linha de cintura; d) acertar a peteca abaixo da linha da mão que segura a raquete; e) manter o movimento contínuo da raquete, não podendo enganar o adversário. - sempre que uma equipe saca à direita, isto significa que sua contagem - no momento do saque - é par. Se o saque é pela esquerda a pontuação, necessariamente, será ímpar.



5) Durante o jogo: - se o jogador ganhar a disputa da jogada ( rally ), ele marca um ponto, mudando o lado do serviço e continuando a sacar. Se ele perde o rally , seu oponente passa a sacar e nenhum ponto é marcado. Nos jogos em duplas, se a dupla sacadora ganhar o rally , um ponto é marcado e o sacador muda de lado e continua a servir. Se eles perderem o rally, o saque passa para oparceiro. Note-se que não há troca de posições e nenhum ponto é marcado. Depois que a dupla perder os dois serviços, este passará para a dupla oponente. No início de cada game, a dupla sacadora só tem o direito ao primeiro serviço.



6) Servindo ou recebendo do lado errado: - o jogador repetirá o saque ( let ) se a pessoa que cometeu o erro vencer o rally e o erro for descoberto antes do próximo serviço. O placar continua o mesmo se a pessoa que cometeu o erro perde o rally . Neste caso, os jogadores permanecerão na posição 'errada' e repete-se o serviço. Se o próximo serviço for efetuado, o placar continua e os jogadores continuam na posição 'errada'.



7) O let ocorre quando: a) o sacador ou o receptor estiver do lado errado e vencer o rally ; b) ocorre uma interferência de fora do jogo como, por exemplo, uma peteca de outra quadra que cai na sua quadra; c) a peteca bater na rede ficar presa nela ou cair no lado do adversário (exceto no serviço).



8) Será considerado falta: a) se a peteca cair fora das linhas da quadra (a linha é considerada parte da quadra); b) se o atleta (raquete ou roupa inclusive) encostar na rede enquanto a peteca está em jogo; c) se o jogador invade ou acerta a peteca no lado oposto da rede (não vale 'carregar' a peteca); d) se a peteca for golpeada duas vezes do mesmo lado da quadra; e) se a peteca acerta o jogador, sua roupa, teto ou arredores da quadra; f) se houver interferência com a peteca, mal-comportamento ou 'cera', o jogador perde o serviço ou o oponente ganha um ponto; g) se o parceiro do receptor receber o serviço; h) se o sacador faz o movimento e erra a peteca. - obs: se a peteca acertar a rede e cair do lado oposto, o serviço é válido, desde que ela caia na área de serviço.



9) Fim do jogo: - Os jogos são disputados num total três games . O vencedor é o que ganhar dois games primeiro. No feminino simples, os games são de 11 pontos. Ao chegar à contagem de 10 a 10, a jogadora que atingiu o décimo ponto primeiro tem a opção de escolher se o jogo vai a 13 ( set ), ou se encerra em 11 ( no set ). No masculino e demais modalidades, os games são de 15 pontos. Ao chegar à contagem de 14 a 14, o jogador que atingiu o décimo quarto ponto primeiro tem a opção de escolher se o jogo vai a 17 ( set ), ou se encerra em 15 ( no set ). O jogador que venceu o primeiro game saca primeiro do outro lado da quadra no novo game. O ganhador do segundo game muda de lado saca. No terceiro game , o jogador muda de lado e continua sacando no sexto ponto, no feminino simples, e no oitavo ponto em todas as outras modalidades.





O badminton pode ser praticado ao ar livre, mas o ideal é que ele seja jogado em quadra coberta, onde não ocorram correntes de ar. Não é aconselhado também o uso de sistema de ventilação que movimente o ar, o que atrapalharia o jogo. O piso da quadra deve ser feito de material antiderrapante, e suas marcações serão feitas de cores facilmente identificáveis (branco ou amarelo). O espaço entre a quadra e as paredes que cercam o recinto não deve ter menos de 1m (até as paredes laterais), e de um 1,5m (para as paredes de fundo). A rede de badminton deve ficar a 1,55m de altura do chão. Ela deve ter uma trama bem esticada de forma que seus fios superiores fiquem no mesmo alinhamento dos postes. A rede pode ser fixada em postes ou em suportes fora da área da quadra.

Nenhum comentário: